Não furtarás!

Nem me lembro mais dos mandamentos bíblicos, mas tive uma educação católica e com certeza eles me assombraram a infância. Naquele tempo íamos para a região serrana do Rio de Janeiro, era como ir pro sítio, cidade tranquila, maior liberdade de sair sozinho e, o melhor, aventuras longe dos olhos maternos.

Eu nunca havia roubado nada, e naquela altura tinha uma década de vida, já estava na hora. Volta e meia, eu e meu irmão mais velho, tínhamos que ir ao supermercado pra comprar coisas pra casa. Íamos felizes, desfrutando nossa liberdade, mas a lista de compras e o dinheiro contado não permitiam guloseimas. Doces? Não, a gente não desejava doces, nós queríamos azeitonas! Verdes, polpudas, saborosas e com um vidro hermeticamente fechado que nos separava delas, eram nosso sonho de consumo.

Passamos várias vezes pelo corredor das conservas sem ter coragem para o ato. Certo dia saímos decididos, fomos lá, não para fazer compras mas para roubar azeitonas. Tremíamos como vara verde e circulamos disfarçando pelos corredores até chegar ao nosso objeto de desejo. Peguei o vidro com determinação mas faltou força para abrir, meu irmão, mais velho, mais forte e também mais medroso, conseguiu se desvencilhar da tampa. Lá estavam elas, reluzentes, perfeitas, suculentas. Colocamos o máximo que podíamos na boca. Saímos rápido, sem compras, a boca cheia da prova do crime. Passamos tremilicando pela entrada e nos embrenhamos pelas ruas conhecidas que nos levavam pra casa.

Nem sei se conseguimos saborear nossa conquista, pois na nuca corria um arrepio de morte e ao longo do caminho pareciam que todos sabiam do nosso crime e nosso pecado. Seus olhares nos condenaram.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s