Receita de Gemada

No inverno é bom conhecer uma boa receita para esquentar ou para curar. Quentão é uma delas, mas essa eu não sei. Então vou passando a receita de gemada que aprendi lá em casa, que cura e esquenta.

Coloque uma chícara de leite para ferver.
Ponha numa caneca grande duas gemas de ovo, mel e bastante canela.
Bata com uma colher fazendo barulho até tudo se misturar e sumir o gosto do ovo.
Adicione o leite fervido bem quente e beba já debaixo das cobertas depois de escovar os dentes.
Durma bem embrulhado e no dia seguinte repita a receita. Depois de três noites todo o mal estará sarado.

Imagino que algumas pessoas irão discordar dessa receita, dirão que é com uma gema de ovo só, que pode se fazer com açúcar e outras variantes, até colocar achocolatado para disfarçar o ovo. E alguns mais puristas dirão que é um absurdo não escovar os dentes depois de beber algo doce como gemada. Mas é assim mesmo a receita, sem tirar nem pôr, cada um adapta como quiser. Pode até cometer o pecado de tomar gelada, desde que continue chamando de gemada e repetindo o ritual que algum parente ou vizinho lhe ensinou.

Essa receita que lhes dei atravessa gerações, e procuro segui-la à risca. Não sou japonês mas quando tomo gemada é como se prestasse homenagem aos meus ancestrais que confiaram nessa alquimia. Eles todos são invocados ao tomá-la, e lembro do carinho de mãe e de vó, que é quente como gemada. Gemada é mesmo coisa materna, até perdoa a gente dormir sem escovar os dentes. Só mãe mesmo.

About these ads

32 comentários sobre “Receita de Gemada

  1. Comcordo plenamente quando se diz que a gemada pode curar, minha mãe sempre fazia pra mim quando ficava doente e após três dias bebendo já me sentia mais forte e disposto. Estava mesmo procurando a receita caseira pra tentar fazê-la eu mesmo porém por mais que eu me esforçe não chegarei nem perto da perfeição da mamãe. Um forte abraço.

    • Para nao ficar com cheiro de ovo é muito simples, passe o ovo em uma peneira para tirar a pelicula que envolve a gema e nada ficará com cheiro, passa adiante….

      • Blz Hilton, o pessoal da briga com ovo agradece, mas aqui em casa a peneira só funciona se eu disser que não vai ovo, pq quando tem a sisma só de pensar arrepia, rs

  2. O….Vou tentar sua receita eihn – ‘to precisando mesmo. Esse “Swine Flu” nao ta facil e eu ‘to longe da mamae!

    Se der carie vou ficar chateado.

    lol

    Tato

  3. gente eu me crieii comendo gemada , eu não me lembro o dia em que fiquei doente para valer , nesses 25 anos de vida. a minha unica ressalva é que se bata bem a gema até ela perder o aspecto de amarelo ou seja até quase ficar branca .

    • Branca? A gema ficar branca? Caramba, isso nunca vi. Ou o ovo não é dos bons ou você bate muito! Mas taí, anotada a sua sugestão, na minha próxima gemada vou tentar fazer a gema ficar “quase branca”, não vou usar ovo da roça senão não vou conseguir. Abraços.

  4. Concordo com a Eliane, meu pai preparava uma gemada deliciosa, e batia, sim, a gema com a açúcar (ele não usava mel) até ficar quase branca…rs Confesso que nunca consegui tal feito, minha mão começa a doer antes. Mas, era assim mesmo, nesse ritual que você tão bem descreveu: tinha que tomar, de preferência, já na cama, embrulhada pra dormir, porque beber gemada e pegar qualquer friagenzinha poderia ser fatal…rs
    A receita era quase igual à sua, só acrescentando, além da canela, gengibre, cravo e noz moscada.
    Agora deu até vontade de tomar gemada…rs

    • Ah tá, com açúcar, aí sim fica branco. É a gemada do quentão, que fazemos aqui no sul. Mas acho melhor mesmo usar mel. Só fica branco se bater separado o açúcar e a gema. Também é bem-vindo gengibre, cravo e nós-moscada.. aí fica uma receita para super-herói. Para pessoas resistentes ao gosto de ovo, as vezes eu passava a receita com açúcar e achocolatado, que disfarça os gostos e ajuda a tomar a gemada para os de paladar mais resistentes.

    • Orra Guilherme, canela em pau! Caramba, e as crianças mastigam a gemada?.. rs. Mas é isso aí meu caro, gemada resolve um montão de coisas mesmo, sou prova viva disso.

      • Se você colocar um nescauzinho talvez eles acabem gostando. Quando eu era criança não tinha muitos doces lá em casa, então tudo que era doce, mesmo remédio era uma festa, a gente gostava de xarope vick, biotônico fontoura e claro, gemada….rs. Boa sorte aí com suas crianças.

  5. To precisando tomar tb… Me recomendaram utilizar açucar mascavo ou mel, como sou meio resistente a cheiro de ovo adcionarei achocolatado tb…
    Vamos ver se da pra passar…

  6. A Gemada é uma receita muito antiga passada de Avó pra filho,netos e bisnetos ….é mais indicada quando a pessoa esta em uma daquelas gripes com muita tosse e muito catarro. Não sei o porque, mas tomando 3 noites seguidas e debaixo dos cobertores cura mesmo!!!!!o meu pai preparava ela com 2 gemas batidas com uma colher de açucar depois acrescentava o leite fervido com 3 ramos de Alecrim ou misturado com o chá de Alecrim, meio copo de chá e meio copo de leite quente, misturava e nos dava pra beber. Façam com Alecrim, vocês vão gostar muito!!!

    • Caramba.. essa receita do seu pai é ótima, com alecrim deve fazer um super efeito. E lá em casa a gente usava mesmo nessas situações que você falou. Valeu mesmo a dica!

  7. A receita é muito boa , até confundi-la com mingau eu confundi , depois que minha sogrinha disse que era “gemada” kkkk
    são 4 coisas que eu amo : leite , ovo , açucar e canela *-*
    duas imagens que vem na cabeça agora : ou tu bebe num dia frio enroladinho(a) com a namorada(o) ou com a mamae/vovó , perfeito , beijos e bom apetite :9

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s